Câmeras de circuito (CCTV) são usadas em várias circunstâncias para promover vigilância. Escolas usam essa câmera para monitorar as atividades em suas dependências; empresas usam para monitorar o comportamento de seus empregados. Essas câmeras também ajudam os estabelecimentos de varejo, dando proteção contra o roubo. Entretanto, há uma controvérsia a seu respeito. Cada estabelecimento deve pesar as vantagens e desvantagens e decidir se essas câmeras são o método ideal de proteção.
Inibidora de crimes
Se câmeras de circuito constantemente monitorarem o seu negócio, criminosos vão consequentemente procurar outros alvos mais fáceis. Empregados, sabendo que são constantemente vigiados, não roubarão nada de seus chefes e não ficarão parados em seus empregos. Crianças que sabem que cada movimento seu está sendo monitorado na escola estão menos propensas a levar armas à escola ou entrar em atividades criminais.
Proteger funcionários
Trabalhadores da área de serviço ao cliente geralmente lidam com clientes frustrados ou nervosos. A interação cara a cara com um cliente nervoso pode colocar o empregado em perigo físico. Câmeras de circuito podem salvá-los de perigo monitorando essas situações. Elas também servem como inibição para o comportamento violento de tais clientes.
Manter um registro
Se um crime acontecer em um estabelecimento filmado com câmeras de vigilância, a investigação será auxiliada pelo vídeo. Se houver uma discussão entre dois empregados, o empregador poderá consultar a fita de vídeo e verificar o que realmente aconteceu.
Elas nem sempre funcionam
Infelizmente, elas não são capazes de monitorar cada centímetro de uma empresa ou loja. Mesmo se as câmeras forem posicionadas corretamente, não há garantias de que elas filmarão algum crime ou comportamento inadequado. Essas câmeras ainda podem ser frustradas sendo cobertas por algo ou colando um pedaço de chiclete em suas lentes. Alguém habituado com elas, ainda pode ser capaz de contornar a vigilância sem ser pego. Se as câmeras estiverem posicionadas incorretamente, as áreas de alto movimento não serão captadas pela câmera. Neste caso, o propósito da câmera de monitorar comportamentos, não será captado na fita.
Privacidade
Às vezes, as câmeras geram controvérsia. Seus oponentes alegam que um constante monitoramento faz com que suas privacidades sejam invadidas. Empregados sob muita vigilância geralmente são contra esse monitoramento diário de seus comportamentos.