Projeto para Exaustão de Sanitários
Projeto para Exaustão de Sanitários
O Projeto é a primeira etapa para qualquer empreendimento que necessite de um sistema de exaustão, seja de cozinha ou sanitário. É a base que sustentará todas as outras atividades de execução, incluindo a legalização. Um técnico da MS Projetos realiza visita às instalações do cliente para as devidas medições e também para definir as características técnicas de coifas, dutos, motores e equipamentos relacionados.
A partir da coleta desses dados, a planta é desenvolvida com base nos cálculos e informações técnicas levantadas para, assim, o projeto ser encaminhado para a legalização junto ao órgão fiscalizador da Prefeitura.
Após a fase do projeto, inicia-se o processo de legalização, obrigatório em qualquer caso. O projeto é encaminhado pela MS Projetos para o órgão fiscalizador da Prefeitura, que irá analisá-lo e emitirá a autorização para a execução da obra do sistema de exaustão.
O que é um exaustor de ar para banheiros?
Os exaustores de ar para banheiros são instalados no teto, permitindo que o ventilador dele seja acionado através de um interruptor elétrico na parede. Apesar de algum desses exaustores possuírem diferentes níveis de ruídos e acessórios, como luzes ou aquecedores instalados na unidade, todos eles realizam a mesma função básica.
Função
Um exaustor de ar para banheiros possui duas funções. Já que o exaustor expulsa o ar do banheiro, ele funciona bem na remoção de odores desagradáveis do ambiente. Além disso, ele também remove a umidade do banheiro, reduzindo seus níveis depois que alguém tomar um banho. Altos níveis de umidade em um banheiro podem levar a danos no ambiente e crescimento de mofo, algo que pode ser prejudicial à saúde das pessoas, além de danificar as superfícies afetadas.
Sinais de problemas
Se o exaustor estiver fazendo barulho durante o funcionamento, ele pode estar com problemas. Alguns sinais irão indicar que ele não está funcionando como deveria. Depois de alguns minutos de funcionamento, os níveis de umidade no banheiro devem cair significativamente. Caso perceba que o espelho ainda está embaçado ou a janela permanece embaçada durante os meses mais frios, o exaustor não está funcionando como deveria. Problemas no exaustor também favorecem o crescimento de mofo e descascamento da tinta ou papel de parede, além de manchas de água nas paredes e teto.
Ventilação para o sótão
Alguns exaustores de ar para banheiro simplesmente transferem o ar úmido para o sótão acima dele. Esses exaustores sempre devem transferir o ar para fora da casa. Transferir o ar úmido para o sótão poderá causar danos por água ao teto, crescimento de mofo no sótão e danos por umidade na madeira das estruturas. A única maneira de saber se o exaustor de ar do banheiro transfere o ar em direção ao sótão ou para fora da casa é ir até o sótão e examinar visualmente o exaustor.
Localizações das saídas externas de ar
O exaustor de ar deve estar conectado a um tubo de ventilação flexível no sótão da casa, que por sua vez está conectado a uma saída de ar do lado de fora da casa. A saída de ar externa poderá estar no teto da casa, onde precisa estar coberta por uma tampa. O tubo de ventilação também pode estar conectado a uma saída de ar na lateral ou na parte inferior do intradorso da casa. A localização da saída de ar externa não importa, desde que o exaustor de ar do banheiro esteja conectado de maneira segura a ela através de uma tubulação flexível.